segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Definição bíblica de um missionário

Por Pr. Paulo Henrique P. Cunha

     Muitos, talvez, pensem que missionário é cada crente que ora e contribui para a obra missionária. Estes, sem dúvida, têm grande participação na salvação das almas (o que seria dos missionários sem oração e contribuição dos irmãos?). Embora participantes, ainda que indiretamente do ministério do missionário, o termo missionário vai muito além. Nos dias atuais estamos vendo uma usurpação do termo missionário. Existem aqueles que assim querem ser chamados sem, no entanto, nunca terem saído de sua cidade, nem sequer de sua Igreja. Querem ser chamados de missionários, mas não têm chamada, e nem sequer paixão pelas almas perdidas. O que na verdade desejam é um cargo; e serem vistos e até reverenciados. Nestes tempos de generalização, quase tudo é missões e quase todo mundo é missionário. Mas quem, na verdade, é um missionário?
     A palavra missionário não aparece na Bíblia. Missionário vem da palavra latina “mitto”, que significa “Eu envio” e que está intimamente ligada ao termo grego “apostello” no Novo Testamento, cujo significado é “enviar”. As palavras “enviar” e “enviado” ocupam um lugar proeminente no Novo Testamento, especialmente nos Evangelhos. Existem duas palavras gregas apostello e pempo, ambas significando “enviar”, e que aparecem 215 vezes no Novo Testamento – apostello, 135 vezes (Mt 10.5; 15.24; At 8.14; 28.28, etc.), e pempo, 80 vezes (Mt 11.2; At 20.17; 23.30, etc.).
     George W. Peters, em seu livro “Teologia Bíblica de Missões”, esclarece o significado e uso destas duas palavras:

     “Ambas as palavras são usadas em relação a Cristo, assim como aos apóstolos. Há, porém, uma diferença na ênfase e profundidade. Pempo enfatiza mais o ato de enviar e exprime a relação do emissor com o enviado, ao passo que apostello também envolve a ideia da emissão oficial com uma missão. Esta última inclui um propósito no ato de enviar.... Apostello: ‘O verbo carrega o significado de enviar um mensageiro com uma incumbência especial. Consequentemente, ele é usado em relação à missão do Filho de Deus e à de seus apóstolos; a palavra ‘apóstolo’ deriva-se diretamente dele. Apostello é, desta forma, distinto de pempo, ‘enviar’, que denota simplesmente a relação do emissor com o enviado’.”[1]

     O missionário é um “enviado”, no sentido bíblico da palavra. Desta forma, missionário não é aquele que partiu, mas aquele que foi “enviado” com uma missão. De acordo com a Bíblia, entendemos que a missão do missionário (enviado) é: pregar o Evangelho, estabelecer e edificar igrejas, onde Cristo ainda não é conhecido.
     Mais uma vez George W. Peters nos traz luz a este assunto:

     “No sentido técnico e tradicional da palavra, um missionário é um mensageiro cristão do Evangelho de Jesus Cristo, enviado pela autoridade do Senhor e da igreja para cruzar limites nacionais e/ou linhas divisórias culturais e religiosas a fim de conquistar novas fronteiras para Cristo, pregar o Evangelho de redenção em Cristo Jesus para salvação do povo, fazer discípulos e estabelecer igrejas funcionais e evangelizadoras de acordo com a ordem de Cristo e o exemplo dos apóstolos.”[2]

     Aqui é necessário fazer uma observação: Existem muitos missionários verdadeiros e que estão trabalhando em seu próprio país e que não foram enviados para um campo específico. São os missionários de base.  Eles também foram chamados por Deus e enviados por sua igreja para trabalharem na base de uma missão, para dar suporte e auxílio no preparo para que outros possam ir. Também a estes o nosso respeito e grande admiração.
     Infelizmente, existem muitos que pensam que ser missionário é fazer um passeio turístico a determinada cidade ou país. Ali visitam algumas igrejas, tiram algumas fotos e dentro de poucos dias estão em suas casas e dizem que agora são um missionário. Fazer missões está muito além de dar a volta ao mundo em 80 dias. Muitas igrejas hoje estão cheias de missionários (igreja é lugar de missionário?), que nunca saíram de dentro de quatro paredes. Missões virou moda, e por isso, mesmo muitos líderes pensam: “Temos que consagrar aquela irmã do círculo de oração, porque ela é uma benção, está todos os dias na igreja orando, e também, se não consagrarmos ninguém a missionário vamos ficar fora da moda”. Esta irmã pode ser uma benção orando, principalmente se ora por missões, mas não podemos consagrar nem pensar que é isto que é ser missionário. Há aqueles também que andam de igreja em igreja e dizem ser missionários, mas a verdadeira missão de um missionário é sair lá fora onde os pecadores estão, e pregar-lhes a Palavra de Deus! 

Nota: O presente artigo foi extraído da matéria "Cuidado Integral do Missionário" do Curso de Capacitação Missionária de SEMIPA (Semeadores Missionários com Paixão pelas Almas).

Bibliografia:
1. PETERS, George W, “Teologia Bíblica de Missões”, (CPAD, 2000), pg. 303
2. Idem, pg. 302

Nenhum comentário:

Postar um comentário