sábado, 30 de abril de 2011

Carta Informativa - Abril de 2011

São José do Vale do Rio Preto / RJ, 30 de abril de 2011.

“Sozinhos nós podemos fazer tão pouco; juntos podemos fazer muito.” (Helen Keller)

Amados irmãos e companheiros na obra missionária,

     Graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

     Estamos bem próximos de nossa ida para Portugal, porém queremos destacar que nosso alvo continua sendo a Itália, como temos explicado nas cartas anteriores. Deveremos permanecer em Portugal por aproximadamente um ano ajudando na Igreja Baptista de Cascais, de onde poderei estar visitando a Itália a cada dois ou três meses, para conseguir a documentação para a obtenção dos vistos para aquele país.
     Para mim, missões não é uma opção ou uma escolha pessoal, mas sim um chamado divino e, como disse o apóstolo Paulo, “não temos sido desobedientes a visão celestial”, embora nem sempre seja fácil.  Missões exige um preço a ser pago, muitas vezes um alto preço, mas o Senhor sempre nos mostra que vale a pena. “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos” (Sl 126.6).
     Não bastasse ao missionário se desprender de tantas coisas para obedecer ao chamado de Deus, bem como enfrentar tantos desafios numa cultura diferente da sua (que envolve línguas, costumes, etc.), ele vive, muitas vezes, uma via-crúcis na busca de mantenedores que estejam dispostos a ir ao campo missionário com ele através de suas contribuições e orações. E, infelizmente, nesta busca ele coleciona promessas não cumpridas. Na verdade, para mim foi muito difícil deixar tudo (as muitas possibilidades e sonhos que tinha), para viver de ofertas na obra missionária, mas Deus tem trabalhado na minha vida e tenho aprendido bastante. Hoje, entendo que é um privilégio servir na obra missionária, apesar dos grandes desafios e lutas que só Deus e outro missionário podem entender. Se, estou na obra missionária é porque tenho profunda convicção da minha chamada. Não tenho a "coragem" de Jonas de fugir da vontade de Deus. A vontade de Deus é, e sempre será, o lugar mais seguro da terra. Deus tem falado ao meu coração: “Ocupe-se na minha obra que Eu cuido de ti e dos teus” e eu creio firmemente nisto (Mt 6.33).
     Deixar tudo pela obra missionária não é nada fácil para o missionário e toda a sua família.  Alguns amigos do Matheus até criaram uma comunidade no Orkut (Fika Matheus!!!) pedindo que ele não vá. Entendemos isto como uma expressão de carinho. Nós temos procurado transmitir para os nossos filhos a importância de servir na obra missionária, destacando seus lados positivos. E, graças a Deus, até o momento eles têm entendido isto, apesar de não ser nada fácil para eles também.
    Gostaríamos de compartilhar muitas outras coisas como todos os amados irmãos, mas o espaço não permite, no entanto, pedimos que estejam orando por alguns pedidos de oração muito importantes:
* Pela saúde de meu pai. Ele foi diagnosticado com Melanoma Nodular (uma das formas mais agressivas de câncer de pele). Ele está agora fazendo alguns outros exames especializados para começar o tratamento. A princípio foi um grande choque para mim, principalmente porque estamos há poucos dias para estarmos indo para Portugal. Mas, temos orado e cremos que Deus estará dando vitória. Por favor, peço encarecidamente que estejam unidos em oração neste objetivo.
* Pelo visto para Portugal. Eu dei entrada no pedido de visto no dia 31 de Março e a previsão era sair em cerca de vinte dias, mas até o momento não tivemos nenhuma resposta do Consulado de Portugal. Estávamos esperando essa reposta para que pudéssemos informar a data da viagem e do culto de despedida, mas estaremos fazendo isso tão logo tenhamos a resposta do Consulado de Portugal.
* Pelos preparativos para a viagem. Esperamos estar viajando para Portugal no final de Maio. Sendo assim, temos menos de um mês para organizarmos tudo. A ansiedade e as preocupações (com a saúde do meu pai, além das muitas coisas que ainda precisamos organizar) geram uma grande pressão.
* Por nossas finanças. Peço as vossas orações, pois tivemos uma série de altas despesas extras: com o visto (várias viagens ao Rio de Janeiro, documentos, taxas do Consulado e outras), com tratamentos de saúde e dentário, além de outras. Precisamos também comprar malas novas, pois as nossas (que já eram antigas companheiras na obra) se estragaram na enchente que atingiu a nossa cidade, visto que elas estavam guardadas na casa da minha sogra. Daqui a alguns dias teremos outras despesas como passagens aéreas e seguro de vida internacional para toda família, além de outras necessidades.
* Por novos mantenedores. Ainda precisamos de novos mantenedores para completar o nosso sustento. Talvez você conheça outra pessoa ou igreja que possa e queira nos ajudar. Toda e qualquer ajuda é sempre bem-vinda.

     Estamos nos preparando para ir para um novo campo missionário, com a certeza que poderemos continuar contando com vocês, e, juntos, realizar uma grande colheita para Deus, em terras portuguesas e italianas. Não temos palavras para expressar a nossa gratidão, mas sei que o Senhor haverá de recompensá-los de maneira especial.  Como é bom saber que temos amados irmãos tão queridos, em nossa retaguarda, segurando as cordas da oração e contribuição. Muito obrigado a todos!
         
     Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique, Alessandra, Matheus e Lucas
-----------------------------------------------------
Para contribuir:
Banco do Brasil Ag 3159-3 C/C 6573-0 ou Banco Itaú Ag 6116 C/C 00485-1 (Paulo Henrique P. Cunha)

Um comentário:

  1. Querido pastor Paulo,

    A Paz do Senhor!!!Espero que tudo te vá bem...

    Meu nome é Gleidson Antônio e minha esposa se chama Maria Lúcia, eu tenho 30 anos e ela 26, estamos casados a cerca de 3 anos, sou membro da Assembléia de Deus a comemorar neste ano de 2011 9 anos de convertido ao evangelho do Senhor Jesus Cristo, antes destes fatos eu era sacerdote romano (padre) minha esposa é evangelica desde seus 3 anos de idade. Estamos nos candidatando ao campo missionário e a direção do Senhor sobre nossa chamada é também a Italia, em particular a cidade de Brescia, cerca de 01h15min de Milão, precisamos de informações sobre a italia sua realidade as providências que precisamos tomar e etc... estamos em contato com nossa Igreja Local para iniciarmos o processo de forma geral. Que dicas o senhor pode nos dá sobre como podemos buscar informações como: organizar um projeto missionário?levantamento de sustento? contatos que deveremos fazer? e outras dicas que o amdo possa achar importante.

    O Senhor Jesus tem formas maravilhosas de trabalhar disto não tenho duvidas, um missionário nosso desejava trabalhar em Portugal não conseguio o visto ai foi para a Espanha. Já o amigo queria ir para a Italia mais acabou primeiro indo para portugal. Fico pensando como será comigo!!! Em todas estas coisas somos mais que vencedores!!!

    Meu e-mail: irgan2006@yahoo.com.br meu orkut GLEIDSON ANTONIO também estou no facebook.

    Fico grato pela atenção.

    ResponderExcluir