segunda-feira, 11 de outubro de 2010

QUEM É JESUS CRISTO?

Por Pr. Paulo Henrique

     Quando Jesus veio a este mundo, nascendo numa família judaica, ele não era inesperado. Pelo contrário, nenhum povo na história alimentou tantas esperanças acerca do nascimento de outro homem, como o povo judaico. Os anos de sofrimento e de sucessivas dominações estrangeiras pelos persas, gregos, egípcios, sírios e, por fim, dos romanos, contribuiu para aumentar estas expectativas. Os judeus aguardavam ansiosamente o Salvador, o Messias. Eles aguardavam um grande rei, a exemplo de Davi ou Salomão. Foi neste contexto que nasceu Jesus.
     Nascido em uma família pobre, teve como berço uma manjedoura, logo nos primeiros dias de sua vida na terra. Quase não há relatos sobre a sua infância, adolescência e juventude. Mas sabemos que exerceu a profissão de carpinteiro (Mt 13.55; Mc 6.3). A cidade onde cresceu e passou a maior parte da sua vida, foi a pequena cidade de Nazaré. Era uma cidade sem muito destaque e, de certa forma obscura em Israel, tanto que ela não aparecia na lista de sessenta e três cidades galiléias mencionadas no Talmude.
     Iniciou o seu ministério com quase trinta anos de idade. Seus discípulos foram, na maioria, galileus. O tempo de seu ministério foi de apenas pouco mais de três anos. Mas, apesar disto, exerceu uma influência tão extraordinária sobre a humanidade, que nem mesmo a palavra “extraordinário” consegue determinar.
     Muitos homens se destacaram na história da humanidade por seus grandes feitos, mas nenhum deles se compara a Jesus. Nem eles mesmos se atreveriam a fazê-lo, não importa quão nobre ou heroico tenham sido seus feitos. Jesus é simplesmente incomparável!
     Nem mesmos os céticos e ateus, por mais que tentem, podem negar a influência de Jesus sobre toda a humanidade. Ninguém mais influenciou tanto a humanidade como ele. A cada novo ano, ou mesmo uma simples consulta ao calendário, recorda que Jesus dividiu a história da humanidade ao meio (antes e depois de Cristo).
     No decorrer da historia Jesus tem recebido vários títulos, que expressam sua grande influência sobre toda a humanidade. Títulos como: grande mestre, grande revolucionário, grande pensador, grande líder, dentre muitos outros. Porém, qualquer juízo a respeito de Jesus, por mais nobre que possa parecer, se primeiro não reconhecer o fato dele ser Deus encarnado é, na verdade, uma depreciação do seu ser e uma grande ofensa.
     A pergunta que Jesus fez para seus discípulos há quase dois mil anos atrás continua relevante: “E vocês? Perguntou ele. Quem vocês dizem que eu sou?” (Mt 16.15).
     A coisa mais importante na vida do homem é conhecer a Jesus. Mas, não basta um conhecimento teórico ou superficial. Por meio das Escrituras Sagradas, podemos entender a pessoa e a obra do Filho de Deus, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário