sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Em seu lugar o que faria Jesus?

Por Pr. Paulo Henrique

Quantas coisas que nós fazemos, que se Jesus estivesse em nosso lugar, Ele faria diferente!?
Você pode imaginar algumas agora?
Filipenses 2.5 diz: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus."
Através deste versículo, de maneira explícita, e também através de todo Novo Testamento nós podemos ver que a vontade de Deus é que sigamos o exemplo de seu Filho Jesus. Mas seguir o exemplo de Cristo, dentro do contexto do Novo Testamento, vai além de apenas repetir os atos, mas também ter os mesmos sentimentos, atitutes, pensamentos, desejos e atos. Isto é descrito de maneira prática na vida de Paulo quando ele diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl 2:20)
Quando falo sobre este assunto, não me refiro, a especular qual seria a vontade, sentimentos e atos de Jesus nas diversas ocasiões da nossa vida, mas a deixar que Jesus, através do Espírito Santo, nos direcione, inspire e molde cada área da nossa vida, também a compreender e por em prática o que na Bíblia está escrito. A Bíblia não é apenas um livro histórico, mas também prático. Não é somente um livro para ser lido, mas também para ser entendido e seus príncipios seguidos e postos em prática. Através dela nós descobrimos e entendemos a vontade de Deus para nós em todas as áreas de nossas vidas.
Os exemplos, pensamentos, sentimentos e atos de Jesus estão revelados nas páginas da Bíblia Sagrada. É através dela que podemos entender o que faria Jesus em nosso lugar nas mais variadas situações do dia-a-dia.
Um texto muito profundo sobre este assunto está registrado no Sermão do Monte, proferido por Jesus. Neste texto Jesus contraria todo um conceito de justiça, santidade, religiosidade e moralidade de sua época. Ele não subistitui estes conceitos mas ele os enriquece e os traz do abstrato (ilusório) para o concreto (real). Para Jesus estes conceitos não eram apenas para serem decorados, mas eram para serem vividos e postos em prática no dia-a-dia.
Através do Sermão do Monte entendemos que quando nós nos iramos contra nosso próximo e proferimos insultos contra ele, e tão maléfico como matar alguém. Que olhar para uma mulher com olhar impuro e também adultério. Que não devemos guardar em nossos corações sentimentos de vingança e que devemos retribuir o mal que recebemos com o bem. E que o nosso amor deve ir além dos nossos amigos e chegar também aos nossos inimigos. Que devemos sempre fazer o bem sem nunca queremos nada em troca, para que não nos assemelhemos aos hipócritas fariseus. Desde texto e de muitos outros podemos entender o que Jesus faria em nosso lugar nas situações da nossa vida. E sejamos sinceros, quantas vezes fizemos e temos feito oposto ao que Jesus faria!
As palavras de Jesus para nós são: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (Jo 13:15). E que Deus nos ajude, a agirmos como Jesus agiu ou agiria nas mais diversas situações do nosso dia-a-dia!

Um comentário:

  1. BOA MENSAGEM. DEUS ABENÇOE A VIDA E MINISTÉRIO DOS IRMÃOS. ABRAÇOS. REV. ADELSON LUIZ GARCIA. SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SP - BRASIL

    ResponderExcluir